segunda-feira, 25 de junho de 2012

Três anos depois



Pode-se dizer que eu quebrei a cabeça o dia inteiro pensando no que escrever aqui hoje.
Quando Michael Jackson morreu, eu ainda não tinha um blog. Tinha sim um diário, onde foram parar as melhores palavras que eu consegui encontrar para expressar a minha reação ou o que eu senti naquele momento. Como eu ouvi e disse ainda hoje, é muito mais difícil encontrar as palavras quando você se envolve, pelo menos eu penso assim.
Michael Jackson foi um cara que sempre dividiu opiniões, mas não se pode negar os feitos dele, tanto por pessoas quanto pela própria música, foi um gênio, filantropo, um ser humano confuso, mas ainda uma mente brilhante.
Eu não vim aqui para discutir o que ele fez ou não em sua vida pessoal, até porque acho que minha opinião sobre isso em particular já é bem clara.

Mas esse cara deixou uma lacuna, uma lacuna no mundo da música, em milhões de corações, no tempo. Na história ele deixou sua marca e eu sou uma das pessoas que sempre vai preferir lembrar de tudo de bom que ele fez, do Michael Jackson filantropo, excelente cantor e um cara que arrasava na dança, o cara que criou a  fundação "Heal the world", o cara cujas letra cheias de mensagens, sempre emocionaram, incentivaram e fizeram pensar, um cara que se preocupava com o que acontecia à sua volta e, além disso, se preocupava também em melhorar.
Talvez isso esteja tudo muito vazio, minhas palavras, meus pensamentos em sincronia com o buraco que ele deixou. Eu penso que nunca vou a um show dele e me dá vontade de escutar as músicas de novo, eu penso muito que ele foi um gênio com tudo que ele fez, eu vejo suas performances e meus olhos brilham, ontem mesmo assistindo ao "The history world tour", eu ficava arrepiada com cada música, cada introdução, cada verso e cada coreografia. Não encontro palavras para descrever o quanto eu admiro o trabalho e a bondade desse cara, a perfeição (na minha visão e por falta de palavra melhor) do seu talento, da revolução que ele fez, das marcas que ele deixou em suas músicas e em muitas vidas.

Agora, três anos depois, eu penso pouco nisso tudo, mas no dia do aniversário da sua morte, não sobra espaço para mais nada. Esse cara foi ídolo, não o meu, mas de muitos a quem eu não ousaria contestar, por mais vazio ou sem nexo que tudo que eu escrevi aqui possa parecer, minha admiração está derramada em cada linha e, mesmo não conseguindo encontrar as palavras certas, ainda sinto que escrevi muito pouco. No mais, para as pessoas que o odeiam palavra nenhuma fará diferença, para aqueles que o amam, creio que as palavras sempre serão insuficientes, mas bem vindas.

E entre as palavras que eu mais repeti, só consigo encontrar uma que chegue mais perto de expressar o que eu penso, uma que esteve quicando na minha mente e dançando diante dos meus olhos o dia todo, uma que eu usei no facebook, aqui e vou usar novamente: Gênio.
Porque pra mim ele foi um gênio que deixou saudades, deixou esse espaço vazio e ninguém, mesmo que quebre todos os seus recordes duas vezes, poderá simplesmente dizer que se compara a ele, ninguém que vier depois dele terá o mesmo merecimento de utilizar o título de "Rei do Pop", porque ele já foi, mas tudo que ele fez em vida continua e isso, de alguma forma, quase anula o fato de que ele está morto, porque nem parece mesmo.

Enfim, ele se foi há três anos, mas acho que deixou cantado tudo que ele precisava ter dito. Três anos se passaram e eu ainda me nego a acreditar em sua morte de vez em quando, quem sabe ele não esteja realmente por ai em algum lugar...
O que resta a ser dito talvez nunca possa ser expressado, o maior fato é que ele brilhou, passou sua vida e ele continua brilhando, sua história como uma estrela que não se apaga,aquela luz de suas roupas se tornam coadjuvantes diante do brilho intensa do Rei do pop, que insiste em não apagar...





E aí o meu trecho preferido de uma de suas músicas, que estava na minha mente a semanas:

"I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
and no message could have been any clearer
if you wanna make the world a better place
take a look at yourself and then make a change..."


ou

"Estou começando com o homem no espelho
estou pedindo a ele que mude seus modos
e nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara
se você quer fazer do mundo um lugar melhor
olhe para si mesmo e faça uma mudança"




Eu e a forma como eu penso


   Há pouco mais de 40 anos o homem estava pisando na lua pela primeira vez, isto segundo a NASA e segundo o Todo-Poderoso da época (e de agora), os Estados Unidos da América. Muito tempo se passou e as opiniões ainda são bastante controversas, enquanto algumas pessoas acreditam cegamente no pouso da Apollo 11 em terreno Lunar em 1969, outras vão atrás de indícios que comprovem as teorias de que mesmo que o homem tenha circundado a Lua ele nunca pousou realmente em seu solo.
   Existem indicios e contra argumentos para as questões levantadas, cada lado acredita no que realmente quer e mesmo as opiniões contrárias acabam dando força para cada teoria, tendo o homem ido ou não à lua.
   Alguns indícios são bastante coerentes sendo citados pelos adeptos como fatos ou provas de que o pouso na lua nunca passou de uma fraude americana supostamente elaborada por Hollywood, criada no Deserto de Nevada, nos EUA, e encabeçada por Richard Nixon, presidente americano da época.
   Embora existam cerca de 30 fatos considerados principais por aqueles que gritam a quem quiser ouvir a história da suposta armação americana, existem alguns que chamam mais a atenção de leigos (como eu) e conseguem deixar a maioria daqueles que os lêem “com a pulga atrás da orelha”, por assim dizer.
  O primeiro seria a insistente tremulação da bandeira estadunidense em solo lunar, já que na lua não existe atmosfera, portanto também não há vento, então o que estaria fazendo a bandeira tremular tão insistentemente tanto nas fotos como nos vídeos divulgados na época?
   O segundo seriam as pegadas deixadas pelos astronautas em solo Lunar, na Lua não existe umidade do ar (nem ar tem), sem falar na baixa gravidade, para essas pegadas há duas afirmações: Uma. Pegadas só podem ser produzidas quando há umidade do ar e na lua não há ar ou oxigênio. Duas. Para pegadas tão nítidas seria preciso que os astronautas e os suas roupas pesassem muitos quilos a mais do que pesavam, levando em conta a baixa gravidade da Lua.
  Muitos também levantam a questão das sombras que aparecem em várias direções, fato este inexplicável e que pode ser comprovada nas fotos da própria NASA.
  Juntamente com estes há muitos outros indícios que com o passar do tempo acumulam cada vez mais seguidores que acreditam (quase tão cegamente quanto os americanos acreditam na ida do homem a lua) que a chamada Fraude do Século será revelada, escancarada e provada para o mundo inteiro, acabando com uma suposta mentira que tremulou insistentemente por 40 anos, tal como a bandeira americana no suposto solo Lunar sem vento.

sábado, 16 de junho de 2012

Classico

Algumas coisas a gente vai morrer de explicar e vai continuar sendo em vao.
Nao porque alguem nao consiga entender, mas porque nao quer mesmo.


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Hoje



Hoje eu quis conversar, não aquela conversa de dia a dia, por o papo em dia, jogar conversa fora.

Eu quis conversar de uma forma diferente.

A sexta definição para "conversar" no Dicionário Moderno de Língua Portuguesa é: Sondar o pensamento ou os sentimentos de.
Era bem isso que eu estava querendo hoje, não só os seus, mas também tentar entender o que eu mesma estou sentindo.
De todas as variedades de pessoas que a gente encontra por nossa passagem na Terra, um tipo raro é aquela que a gente entende bem demais e que entende a gente melhor do que ninguém, tudo ao mesmo tempo.
E se apenas isso não bastasse, eu também senti falta das brincadeira, da conversa piada, das frases sem nexo ou ideias sem sentido, porque isso também faz parte do que éramos, somos e podemos continuar a ser.
Mas como eu não pode conversar, não poderia tentar explicar o que realmente está se passando pela minha cabeça, você sente e não entende, mas está lá e eu quase sei o que é.
E tudo isso é também um pouco sem nexo, conversa fiada e talvez até mesmo uma ideia sem sentido, mas tá dentro de mim e quem é que pode julgar isso?
E como se tudo isso ainda não bastasse, eu ainda senti falta do silêncio, não o silêncio incomodo, mas o que diz tudo que precisa ser dito quando as palavras não conseguiriam nem um milhão de tentativas.
Talvez o nome disso seja saudade, ou talvez esta seja apenas uma palavra usada por falta de explicação melhor, mas sendo assim, acho que posso dizer que hoje foi um dos dias que mas senti saudade.














Para uma pessoa que sabe é pra ela ;)

sábado, 9 de junho de 2012

Lados

Ela não sabia o que procurava, beijava todos esperando encontrar um gosto que amasse.
Ele sabia o que procurava, esperava encontrar o dos seus sonhos.
E de tantos beijos dados, roubados, o gosto dela um dia mudou e quando finalmente ela encontrou ele, que talvez seria o cara certo, ele nunca soube que um dia ela foi aquela que um dia ele esperou achar, passou e ele continuou na esperança, enquanto ela só pode ver passar tudo aquilo com que sonhava.

Mochila

Eu vou levando essa minha vida. Quando ela ficar muito pesada, ela que me leve.
Afinal, minhas costas não são de ferro.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Você tem razão de estar chateado

Você tem razão de estar chateado com tudo que acontece de errado, com a impunidade, a desonestidade, a corrupção. Você tem razão de estar chateado quando você não pode ligar a TV e vê uma notícia ruim, quando décadas atrás jovens como nós estavam nas ruas lutando por seus direitos e por mudanças.
Você tem razão de estar chateado quando o governante de onde você mora não faz nada, já que nas últimas eleições você disse que ia votar no primeiro número que viesse à mente
Você tem razão de estar chateado quando isso te afeta, quando você diz que não se envolve porque não tem nada a ver com isso.
São realmente muitos motivos.
Mas onde você está quando tem festa toda semana? Ou quando ocorre uma manifestação?
Sério, é tanta festa, o tempo todo, gastando dinheiro que sai do nosso bolso, que eu não entendo como tão pouca gente vê isso. E enquanto isso a educação pública é uma droga, os hospitais não tem leitos suficientes ou estão caindo aos pedaços, as estradas esburacadas provocam acidentes e um monte de gente está passando fome enquanto uma minoria tem dinheiro mais que suficiente pra sobreviver só de bebida alcoólica. Enquanto isso, há poucos profissionais na área da saúde e eles ficam sobrecarregados, há pouca fiscalização nas estradas, mas continuam surgindo leis e impostos para serem pagos e será que nós estamos nos perguntando onde está indo parar todo esse dinheiro?
E me volta à mente a luta da juventude anterior, como nós temos esquecido o poder que nós mesmo temos e não fazemos nada.
A educação é a base, se fazem uma festa e deixam de melhorar a educação por isso, quem sofre é o povo, é um ciclo vicioso.
Mas se não quer ver notícia ruim, não liga a TV. É fácil, se você não se importa, viver como se nada tivesse acontecendo, mas se tá tudo bem na sua vida, por que se importar não é mesmo?
Você se lembra do poder que tem? Ou está apenas deixando correr?

Mais uma vez a educação, porque um povo sem educação não reclama, não contesta, apenas se conforma com o que tá acontecendo, talvez nem perceba que tem algo de errado acontecendo.

Então, você tem mesmo razão de estar chateado?

terça-feira, 5 de junho de 2012

Eu e o respeito

Um fato simples sobre mim: Não me peça respeito, se dê ao respeito e eu vou respeitá-lo, caso contrário não espere nada de mim. Apenas isso
Parece idiota, talvez seja, mas é a verdade.

E um pouco de idiotice de vez em quando faz bem para a saúde ;)

Feliz dia do Meio Ambiente

Tá bom que a foto já é meio antiga, que seja, mas mostra meu amor Terra *-*
Tá, tirando a frescura, é só um pretexto pra falar que todo mundo deve mais é amar a Terra mesmo, não necessariamente abraçando um globo de plástico, mas através de pequenas coisas que fazemos todo dia (que nem é necessário citar) a gente pode demonstrar um mínimo de cuidado com a única casa que a gente tem. Tem muita coisa errada que a gente faz que nem é por mal, é só por hábito, mas dá pra mudar também.
Enfim, não tem desculpa quando o assunto é cuidar de algo que você gosta, como você cuida da sua casa, do seu celular, do seu computador, do seu bichinho de estimação e aí vai...
Então, se você quer ajudar, ajuda, mas se não quiser também não fica inventando desculpas, porque sempre tem algo a se fazer, pensa nisso. Ninguém vai estar cobrando nada, é com você, é com a gente, só não dá pra reclamar quando for tarde demais.

Feliz Dia Mundial do Meio Ambiente!

24 Horas e você

Quantas coisas podem acontecer em 24 horas? Mas, vamos ser sinceros, ninguém "vive" 24 horas por dia, só que a questão é que você planeja uma rotina, programa tudo o que quer fazer naquele dia, mesmo sabendo que não vai ser exatamente como você planejou. Então, você perde cinco, dez, quinze minutos e todos os seus planos para aquele dia vão meio que por água a baixo, você perde a noção do tempo, fica estressado, começam a acontecer coisas ruins e você acaba esquecendo que acordou cantando naquela manhã.
Numa hora os problemas abrem espaço, parece que nada mais vai sair certo, você se pergunta como as coisas chegaram a tal ponto. As responsabilidade pedem mais do que você mesmo acha que pode dar, é o momento de querer voltar a ser criança, lembrar de um desejo distante que vai se perdendo dia após dia, você quer estar em casa, quer dormir.
Acontecem muitas coisas boas e ruins em 24 horas, você estando acordado ou não, às vezes a gente esquece das boas, mas quando chega aquele momento antes de dormir e você faz um balanço do seu dia, vê que pode ter sido horrível, mas foi incrível. Não se trata apenas de estar vivo, mas de saber o que você pode fazer com seu tempo, lembrar que tem o controle, tudo de bom que aconteceu passa diante dos seus olhos, o teto vira uma tela de projeção que só você pode ver. A música volta a tocar, você volta a fazer um cronograma que provavelmente não vai dar certo, mas quando se adormece com um sorriso no rosto, aí você sabe que alguma coisa valeu muito à pena.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Tudonovo.



Se sentir a necessidade, segure-se em uma corda, só tenha certeza de que confia em quem está segurando a outra ponta.










Para o meu melhor amigo.