Quando Michael Jackson morreu, eu ainda não tinha um blog. Tinha sim um diário, onde foram parar as melhores palavras que eu consegui encontrar para expressar a minha reação ou o que eu senti naquele momento. Como eu ouvi e disse ainda hoje, é muito mais difícil encontrar as palavras quando você se envolve, pelo menos eu penso assim.
Michael Jackson foi um cara que sempre dividiu opiniões, mas não se pode negar os feitos dele, tanto por pessoas quanto pela própria música, foi um gênio, filantropo, um ser humano confuso, mas ainda uma mente brilhante.
Eu não vim aqui para discutir o que ele fez ou não em sua vida pessoal, até porque acho que minha opinião sobre isso em particular já é bem clara.
Mas esse cara deixou uma lacuna, uma lacuna no mundo da música, em milhões de corações, no tempo. Na história ele deixou sua marca e eu sou uma das pessoas que sempre vai preferir lembrar de tudo de bom que ele fez, do Michael Jackson filantropo, excelente cantor e um cara que arrasava na dança, o cara que criou a fundação "Heal the world", o cara cujas letra cheias de mensagens, sempre emocionaram, incentivaram e fizeram pensar, um cara que se preocupava com o que acontecia à sua volta e, além disso, se preocupava também em melhorar.
Talvez isso esteja tudo muito vazio, minhas palavras, meus pensamentos em sincronia com o buraco que ele deixou. Eu penso que nunca vou a um show dele e me dá vontade de escutar as músicas de novo, eu penso muito que ele foi um gênio com tudo que ele fez, eu vejo suas performances e meus olhos brilham, ontem mesmo assistindo ao "The history world tour", eu ficava arrepiada com cada música, cada introdução, cada verso e cada coreografia. Não encontro palavras para descrever o quanto eu admiro o trabalho e a bondade desse cara, a perfeição (na minha visão e por falta de palavra melhor) do seu talento, da revolução que ele fez, das marcas que ele deixou em suas músicas e em muitas vidas.
Agora, três anos depois, eu penso pouco nisso tudo, mas no dia do aniversário da sua morte, não sobra espaço para mais nada. Esse cara foi ídolo, não o meu, mas de muitos a quem eu não ousaria contestar, por mais vazio ou sem nexo que tudo que eu escrevi aqui possa parecer, minha admiração está derramada em cada linha e, mesmo não conseguindo encontrar as palavras certas, ainda sinto que escrevi muito pouco. No mais, para as pessoas que o odeiam palavra nenhuma fará diferença, para aqueles que o amam, creio que as palavras sempre serão insuficientes, mas bem vindas.
E entre as palavras que eu mais repeti, só consigo encontrar uma que chegue mais perto de expressar o que eu penso, uma que esteve quicando na minha mente e dançando diante dos meus olhos o dia todo, uma que eu usei no facebook, aqui e vou usar novamente: Gênio.
Porque pra mim ele foi um gênio que deixou saudades, deixou esse espaço vazio e ninguém, mesmo que quebre todos os seus recordes duas vezes, poderá simplesmente dizer que se compara a ele, ninguém que vier depois dele terá o mesmo merecimento de utilizar o título de "Rei do Pop", porque ele já foi, mas tudo que ele fez em vida continua e isso, de alguma forma, quase anula o fato de que ele está morto, porque nem parece mesmo.
Enfim, ele se foi há três anos, mas acho que deixou cantado tudo que ele precisava ter dito. Três anos se passaram e eu ainda me nego a acreditar em sua morte de vez em quando, quem sabe ele não esteja realmente por ai em algum lugar...
O que resta a ser dito talvez nunca possa ser expressado, o maior fato é que ele brilhou, passou sua vida e ele continua brilhando, sua história como uma estrela que não se apaga,aquela luz de suas roupas se tornam coadjuvantes diante do brilho intensa do Rei do pop, que insiste em não apagar...
E aí o meu trecho preferido de uma de suas músicas, que estava na minha mente a semanas:
"I'm starting with the man in the mirror
I'm asking him to change his ways
and no message could have been any clearer
if you wanna make the world a better place
take a look at yourself and then make a change..."
ou
"Estou começando com o homem no espelho
estou pedindo a ele que mude seus modos
e nenhuma mensagem poderia ter sido mais clara
se você quer fazer do mundo um lugar melhor
olhe para si mesmo e faça uma mudança"